Reforce seu sistema imunológico com bons hábitos

Com o aumento da conscientização de ameaças sempre imprevisíveis associadas a infecções, mais e mais pessoas estão procurando por formas para reforçar seu sistema imunológico, a forma mais eficiente de construir uma imunidade forte é desenvolver um conjunto de bons hábitos. Incorporá-los a sua rotina diária faz toda a diferença para ter uma resposta imune adequada. Leia a seguir uma lista de bons hábitos para apoiar seu sistema imunológico!

Vá com calma

Conforme foi comprovado por cientistas, o stress constante pode comprometer o bom funcionamento do sistema imunológico. Pessoas muitas vezes subestimam o quanto emoções e sentimentos impactam em nosso bem estar. Juntamente com nutrição e sono, o stress psicológico é um fator chave associado ao estado de seu sistema imunológico. E há momentos em nossa vida em que nos sentimos mal após uma experiência emocional intensa ou projeto desgastante. Isso é porque o stress pode nos tornar mais suscetíveis a contrair infecções.

Família preparando café da manhã juntos

Comece a se exercitar

Você sabe como funciona – mente sã corpo são. É um fato bem estabelecido que atividade física regular afeta positivamente sua imunidade e ajuda a evitar infecções. Se você já é uma pessoa ativa, exercitar ainda mais não vai fazer muito para sua imunidade. Mas se você não é muito ativa, comece a se exercitar, correr ou até mesmo caminhar várias vezes por semana. Toda forma de exercício conta para fortalecer o sistema imunológico. Portanto, se você quer que seu corpo fique melhor para combater e resistir infecções – mexa-se!

Tenha uma dieta saudável

Sua nutrição afeta muito a resposta imunológica do seu corpo, portanto tenha o hábito saudável de se alimentar, torne frutas, verduras e alimentos não processados e frescos parte de suas refeições diárias. Saiba que equilibrar o consumo de álcool e açúcar também é vital para influenciar positivamente seu sistema imunológico. Beber ou comer açúcar demais pode comprometer seu sistema imunológico, enquanto que o consumo elevado de álcool tornará ainda mais desafiador para seu sistema imunológico afastar várias infecções. Lembre-se que nutrição dá a seu corpo a energia e micronutrientes que precisa para combater infecções e vírus. Por que não começar a cozinhar enquanto faz isso?

Suplemento com vitaminas e minerais 

Um ponto muito importante. Stress, dificuldade física, seu trabalho – tudo isso pode ser verdadeiramente exaustivo para seu corpo e colocar seu sistema imunológico sob tensão. É quando poderá precisar de um pouco de ajuda externa na forma de vitaminas e minerais essenciais. Se você acha que não está obtendo micronutrientes suficientes, considere tomar um suplemento como Redoxon® que ajuda a reforçar sua imunidade com vitaminas e minerais.

Seja positivo

Pense positivo, e seu sistema imunológico será positivo em eliminar ameaças. Parece bobo? Não é! Estimular seu sistema imunológico é mais intuitivo do que parece. Todos nós sabemos que pessoas positivas podem alcançar mais. É o mesmo com bons hábitos que você desenvolve para reforçar seu sistema imunológico. Pensamento positivo pode ser uma mudança positiva para outras áreas de sua vida também – esse é o momento para mudar sua mentalidade!

Tome medicamentos somente quando prescrito por seu médico

Vamos começar dizendo que existem medicamentos que estimulam e reforçam seu sistema imunológico.
Porém, certos medicamentos, tais como antibióticos, podem enfraquecer significantemente nosso sistema imunológico. Infelizmente, em certas circunstâncias, eles são impossíveis de evitar. Por causa de seu impacto em nossos corpos, antibióticos somente devem ser tomados quando prescritos por seu médico. A chave é seguir a dosagem e duração do tratamento.

Agora você sabe como estimular seu sistema imunológico. Incorpore esses seis hábitos simples e você não irá temer contrair uma infecção a cada dois meses.

Referências:

  1. Segerstrom SC, Miller GE. Psychological stress and the human immune system: a meta-analytic study of 30 years of inquiry. Psychol Bull. 2004;130(4):601-630.

    Gombart AF, et al. A Review of Micronutrients and the Immune System-Working in Harmony to Reduce the Risk of Infection. Nutrients. 2020 Jan 16;12(1):236

    Harvard Medical School. “How to boost your Immune System” Abril/2020. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system. Acesso em: 16/10/2020.

Fortalecendo sua imunidade

Procurando formas de reforçar seu sistema imunológico? Confira os artigos úteis sobre suporte à imunidade. 

*Roche to Sell its Consumer Health Business -- Clear Focus on Pharmaceuticals and Diagnostics. GlobeNewswire, 2004. Disponível em:< https://www.globenewswire.com/news-release/2004/07/19/313253/60978/en/Roche-to-Sell-its-Consumer-Health-Business-Clear-Focus-on-Pharmaceuticals-and-Diagnostics.html>. Acesso em: 15/10/2020