Estilo de vida e Imunidade

Reduzindo o impacto negativo do estilo de vida na saúde imunológica 

Com nosso ritmo de vida sempre acelerando, nossa saúde imunológica pode ficar prejudicada. Conforme demonstrado por vários estudos, nossas escolhas diárias têm grande impacto na forma que nossa imunidade funciona. Stress, correria, falta de sono, dieta não saudável – todos esses fatores de estilo de vida somam e podem enfraquecer seu sistema imunológico. É por isso que fazer escolhas de vida mais saudáveis e tornando-as um hábito, é crucial para redução do impacto negativo desses fatores em nossa imunidade. Mas, para quais hábitos você deve prestar mais atenção? Saiba mais sobre os fatores mais comuns que podem impactar nasua imunidade. 

Jovem mulher alongando depois de uma boa noite de sono

Falta de sono

Tenha em mente que não é apenas a “quantidade” de sono que afeta seu sistema imunológico, mas a qualidade dele também. Você precisa dormir o número certo de horas, e você precisa ter um sono tranquilo se você deseja reforçar seu sistema imunológico. Adultos precisam entre 7 a 9 horas de sono ininterrupto para o corpo manter uma resposta imunológica saudável. Se você não estiver dormindo bem, você pode tentar técnicas de relaxamento como meditação ou yoga. Desligar todas as telas em torno de uma hora antes de ir dormir também é uma boa ideia pois geralmente é mais fácil para seu cérebro entrar no módulo de sono quando não existem luzes brilhantes.   

Atividade física insuficiente 

Manter atividade física regular afeta positivamente sua imunidade e ajuda a evitar infecções. Ao passo que você aumenta sua frequência cardíaca durante um exercício, mais células imunes estarão circulando em seu corpo. É por isso que é tão importante esse manter ativo. Se você tiver um estilo de vida sedentário, comece fazendo ginástica, treino, exercitando, correndo pelo menos algumas vezes por semana. Até mesmo uma caminhada conta, e compensa na forma de um sistema imunológico saudável que é melhor para combater infecções.

Fumar 

Até mesmo estar perto de fumantes enquanto eles estão fumando pode prejudicar sua imunidade. O poder imunológico do seu corpo pode ser diminuído pois sustâncias encontradas na fumaça de cigarro, contribuem para diminuir sua capacidade geral de resistir a infecções. Deixar de fumar ajudará seu sistema imunológico a voltar para sua função normal. 

Dieta pobre de nutrientes

Dieta pobre de nutrientes 

Constantemente na correria, sem tempo para se alimentar direito? Esse é um enorme risco para sua imunidade. Junto com stress e sono, nutrição é um fator chave associado à resposta imunológica do seu corpo. Alimento é a fonte mais básica de energia e recurso para sua saúde imunológica. Ao invés manter uma dieta pobre em nutrientes, desfrute de alimentos saborosos e nutritivos. Certifique-se de incluir muitas frutas e verduras frescas – a base para uma alimentação saudável! 

Falta de suplementação de vitamina e mineral 

Existem vários suplementos disponíveis no mercado que permitem auxiliar na sua imunidade. Se você estiver deficiente de certas vitaminas, como a C e a D, ou minerais, como o Zinco, você pode desenvolver um sistema imunológico enfraquecido. Enquanto que a melhor forma de obter nutrientes é através da dieta, você também pode adicionar um suplemento como Redoxon® se você achar que sua dieta pode não estar balanceada.

Estes são alguns dos fatores de estilo de vida mais comuns que afetam sua saúde imunológica. O controle adequado e disciplina são importantes para auxiliar sua imunidade. Está na hora de você largar esses maus hábitos!

Referências: 

  1. Harvard Medical School How to boost your immune system.  Abril/2020. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system. Acesso em: 16/10/2020.
  2. Chaput JP, Dutil C, Sampasa-Kanyinga H. Sleeping hours: what is the ideal number and how does age impact this? Nat Sci Sleep. 2018 Nov 27;10:421-430.  
  3. Harvard Medical School. “How to boost your Immune System” Abril/2020. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system. Acesso em: 16/10/2020. 
  4. Gombart AF, et al. A Review of Micronutrients and the Immune System-Working in Harmony to Reduce the Risk of Infection. Nutrients. 2020 Jan 16;12(1):236  

Fortalecendo sua imunidade

Procurando formas de reforçar seu sistema imunológico? Confira os artigos úteis sobre suporte à imunidade..

*Roche to Sell its Consumer Health Business -- Clear Focus on Pharmaceuticals and Diagnostics. GlobeNewswire, 2004. Disponível em: <https://www.globenewswire.com/news-release/2004/07/19/313253/60978/en/Roche-to-Sell-its-Consumer-Health-Business-Clear-Focus-on-Pharmaceuticals-and-Diagnostics.html>. Acesso em: 15/10/2020