O que é sistema imunológico?

É de conhecimento comum que um sistema imunológico forte oferece proteção contra vírus e doenças, enquanto uma imunidade que não funciona tão bem torna você mais suscetível a pegar um resfriado, ou outras infecções. Mas o que é exatamente e como funciona? Vamos dar uma olhada mais a fundo em imunidade!

Mulher brincando com sua filha e jogando-a para o ar

A definição de imunidade

De forma simples, imunidade é a capacidade do seu corpo de resistir a toxinas, infeções e outras substâncias nocivas ou microrganismos com o uso de glóbulos brancos sensibilizados ou anticorpos específicos. Pense nele como um sistema de proteção – é como o seu corpo se defende. Se não fosse pelo sistema imunológico, várias bactérias, vírus e até mesmo fungos poderiam atacar ou infectar seu corpo a vontade. Graças a imunidade, esse não é o caso.

Diferentes tipos de imunidade

Existem 4 tipos de imunidade – 3 naturais e uma adicional:

  • Imunidade inata – aquela com que nascemos. Este é nosso sistema imunológico inato. Ele varia em força; algumas pessoas nascem com um sistema imunológico saudável, enquanto alguns nascem com um sistema mais comprometido.
  • Imunidade adaptativa – também chamada de “imunidade adquirida”. O sistema imunológico adaptativo nos protege baseado em “experiência” passada. É por isso que, após ser infectado com algo e melhorar, não ficamos (pelo menos por algum tempo) suscetíveis a mesma infecção.
  • Imunidade passiva – Imunidade temporária, também chamada de “imunidade emprestada”. Essa é uma imunidade que obtemos de outra pessoa, ou seja, uma criança pegando emprestado imunidade temporária da mãe através da amamentação.
  • Imunizações – nós podemos nos tornar imunes a algo – tipicamente através da aplicação de uma vacina.

O objetivo e as funções do sistema imunológico

A principal função do sistema imunológico é proteger você de microrganismos nocivos que podem causar infecções. Contudo, não se limita apenas na prevenção. Se você adoece, ele irá combater a infecção e atuar para minimizar os danos feitos em seu corpo. Um sistema imunológico saudável ajudará a combater a maioria das infecções. Um sistema imunológico enfraquecido significa que sua doença pode durar mais, e os sintomas podem ser mais graves.

Como ajudar a reforçar seu sistema imunológico

Um estilo de vida saudável é o melhor estímulo para seu sistema imune. É sempre uma boa ideia assegurar que você cuide de seu sistema imunológico diariamente. Abaixo você encontra algumas dicas sobre como manter seu sistema imunológico saudável e forte nas atividades do dia a dia. Lembre-se que se você achar que sua imunidade não está funcionando corretamente, você sempre deve consultar seu médico.

Mulher brincando com sua filha e jogando-a para o ar
  • Manter uma dieta balanceada, inclusive muitas frutas e verduras frescas. Uma dieta saudável fornecerá as vitaminas e minerais essenciais que seu sistema imunológico precisa para funcionar corretamente.
  • Se você não tiver certeza se está obtendo vitaminas e minerais suficientes em sua dieta, considere consultar um médico ou nutricionista.
  • Pratique exercícios regularmente. Isso ajudará a reduzir o stress, que negativamente afeta a imunidade, e melhorar a circulação sanguínea, permitindo que glóbulos brancos atinjam mais rápido as células afetadas pela infecção.
  • Procure atitudes para reduzir stress. Se você achar que está sob stress persistente, você pode tentar técnicas de meditação ou yoga.
  • Tenha um sono de qualidade. Descanso permite que seu corpo regenere e ajuda o sistema imunológico a trabalhar adequadamente. 
  • Mantenha um peso saudável. Pessoas acima do peso tendem a possuir uma função imunológica inadequada, o que pode deixá-las mais em risco de contrair doenças.
  • Lave bem e regularmente as mãos, e evite compartilhar itens pessoais se estiverem compartilhando um espaço com outra pessoa, e você ou ela estiverem com alguma infecção.
  • Evite fumar. Fumar cigarro é prejudicial para seu sistema imunológico e pode deixá-lo menos eficiente no combate a doenças. 
  • Limite o consumo de álcool. Álcool pode danificar sua resposta imunológica.

Referências:

  1. Harvard Medical School. “How to boost your Immune System” Abril/2020. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system. Acesso em: 16/10/2020
  2. Gombart AF, Pierre A, Maggini S. A Review of Micronutrients and the Sistema imunológico-Working in Harmony to Reduce the Risk of Infection. Nutrients 2020;12.
  3. Nieman DC, Wentz LM, The Compelling Link Between Physical Activity and the Body’s Defense System, Journal of Sport and Health Science, vol 8, issue 3, May 2019, p 201-217
  4. Andersen CJ, Murphy KE, Fernandez ML, Impact of Obesity and Metabolic Syndrome on Immunity, ADVANCES IN NUTRITION, Volume 7, Issue 1, January 2016, Pages 66–75, 

Fortalecendo sua imunidade

Procurando formas de reforçar seu sistema imunológico? Confira os artigos úteis sobre suporte à imunidade

*Roche to Sell its Consumer Health Business -- Clear Focus on Pharmaceuticals and Diagnostics. GlobeNewswire, 2004. Disponível em: <https://www.globenewswire.com/news-release/2004/07/19/313253/60978/en/Roche-to-Sell-its-Consumer-Health-Business-Clear-Focus-on-Pharmaceuticals-and-Diagnostics.html>. Acesso em: 15/10/2020