Exercício para estimular seu sistema imunológico!

Se você deseja manter seu sistema imunológico saudável e robusto, é uma excelente ideia se exercitar regularmente. Junto com outros fatores importantes como manter uma dieta saudável, sono adequado, peso e stress sob controle, a atividade física regular afeta de maneira muito positiva sua imunidade e te ajuda a minimizar o risco de infecções.

Em primeiro lugar, você deve se lembrar que os exercícios podem afetar sua imunidade de duas formas. Por um lado, se você fizer uma atividade física regular, mas moderada, seu risco de infecção é menor que uma pessoa levando um estilo de vida sedentário. Por outro lado, se você fizer muitos exercícios de alta exigência física, sem o devido cuidado, sua resposta imunológica pode ser suprimida, colocando você em risco de infecção. Portanto, se sua meta é fortalecer seu sistema imunológico, exercício moderado e regular é sua melhor opção.

Como exercícios ajudam a aumentar sua imunidade

Atividades físicas podem apoiar seu sistema imunológico em várias formas. Quando você se exercita, anticorpos e glóbulos brancos circulam mais rápido e podem detectar doenças mais cedo. Esforço também pode ajudar a eliminar bactérias dos seus pulmões. Na medida que seu corpo se aquece durante exercícios, o aumento de temperatura desacelera o crescimento bacteriológico, que pode ajudar seu sistema imunológico a combater doenças. Finalmente, hormônios de stress são liberados mais lentamente durante a atividade física, que pode ajudar a diminuir as chances de doenças.

Mãe e sua filha se exercitando juntas

Escolha uma atividade que você goste!

Se você quiser se manter ativo, é melhor escolher um tipo de atividade que melhor se adeque a seu estilo de vida. Se você já estiver vivendo um estilo de vida ativo e exercício for parte de sua rotina diária, mantenha-o: um regime de exercícios ainda mais intenso não vai ajudar a melhorar ainda mais seu sistema imunológico. Mas, se você não for muito ativo, comece encontrando tempo para se exercitar várias vezes na semana.

  • Caminhada: Você pode começar fazendo uma caminhada todos os dias por 20 a 30 minutos. Caminhar é fácil de ser incorporado a sua rotina diária: você pode caminhar para o trabalho ao invés de pegar o ônibus, leve seu cão em pequenas aventuras no parque próximo, ou encontre um amigo todos os dias para uma conversa e caminhada.
  • Ciclismo: Cada vez mais popular entre todos os grupos de idade, o ciclismo é uma excelente forma de se exercitar e chegar onde você precisa ir todos os dias. Se você vive em uma cidade grande com congestionamentos frequentes, andar de bicicleta ao invés de dirigir pode se tornar prazeroso, relaxando o início e fim do seu dia de trabalho. Fazer passeios de bicicleta em família também é uma excelente forma de interagir, se divertir e se exercitar juntos.
  • Musculação: Quando falamos de peso, nós geralmente pensamos em academia. E se ir à academia não é sua primeira opção, você pode simplesmente fazer exercícios de força como flexões em casa, ou até mesmo treinamento de força com itens domésticos: garrafões de água viram ótimos pesos, você pode fazer alguns exercícios como rosca bíceps na cadeira da cozinha.
  • Aeróbico: A melhor coisa de exercícios aeróbicos é que você pode achar centenas deles em vídeos online em excelentes rotinas de exercícios preparadas por profissionais. Você pode até começar fazendo exercícios aeróbicos com sua família ou amigos e motivar um ao outro!
  • Natação: seja na praia ou na piscina, nadar é uma excelente atividade que você pode fazer o ano todo. Natação ajuda a melhorar o condicionamento geral, e faz maravilhas para relaxamento, também!
  • Futebol (e outros esportes em equipe): Esportes em equipe são não só uma excelente forma de exercício, mas também para formar e manter amizades. Você pode achar equipes amadoras locais jogando futebol no campo mais próximo, ou você pode começar um time com seus próprios amigos!
  • Jogando com as crianças: Seus filhos têm energia ilimitada e eles adoram passar tempo com você, então por que não tratar o momento de recreação como uma oportunidade de fazer seus exercícios? Você pode brincar de pega-pega ou esconde-esconde em seu quintal, ensinar seus filhos a jogar bola ou simplesmente fazer uma corrida em família!

Seja qual for o tipo de atividade física que você escolher, exercícios fazem com que você se sinta com mais energia e podem melhorar seu senso geral de bem estar. Portanto, comece incluindo exercícios em sua rotina diária hoje, desenvolva um bom hábito e aproveite para se sentir mais saudável!

Para maiores informações procure seu médico ou um profissional da saúde 

Referências:

  1. Medline Plus. US National Library of Medicine. Exercise and Immunity. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/007165.htm Acesso em: 15/10/2020.
  2. Pedersen BK, Rohde T, Zacho M. Immunity in athletes. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. 1996 Dec;36(4):236-245.
  3. Gleeson M, McDonald W, Pyne D, Cripps A, Francis JL, Fricker P et al. Salivary IgA levels and infection risk in elite swimmers. Med Sci Sports Exerc 1999; 31:67-73

Fortalecendo sua imunidade

Procurando formas de reforçar seu sistema imunológico? Confira os artigos úteis sobre suporte à imunidade.

*Roche to Sell its Consumer Health Business -- Clear Focus on Pharmaceuticals and Diagnostics. GlobeNewswire, 2004. Disponível em: <https://www.globenewswire.com/news-release/2004/07/19/313253/60978/en/Roche-to-Sell-its-Consumer-Health-Business-Clear-Focus-on-Pharmaceuticals-and-Diagnostics.html>. Acesso em: 15/10/2020